Na noite desta terça, 31 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), foi realizada uma Audiência Pública em homenagem aos/as servidores/as públicos/as e no intuito de debater as alternativas de luta para vencer os ataques promovidos pelo Governo do Estado ao funcionalismo.
A Audiência Pública foi uma iniciativa da Frente Paulista Em Defesa do Serviço Público em parceria com o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL). Uma forma de lembrar o Dia do/a Servidor/a Público/a, comemorado em 28 de outubro.
Presencialmente, a Assojubs foi representada por Luiz Milito, vice-presidente, que ressaltou as dificuldades enfrentadas com a atual administração governamental estadual, comandada por Tarcísio de Freitas (Republicanos), que promove ataques contínuos aos funcionalismo, direcionando também aos/as servidores/as dos municípios.
E na Assembleia Legislativa as maldades não param, foram apresentados projetos de lei para dar andamento à reforma administrativa no Estado (PLC 138/23), à privatização da Sabesp (PL 1501/23) e cortes de verbas na Educação (PEC 09/23).
Milito destacou que o funcionalismo está passando por um desafio grande, pois se no Estado a política de privatização, terceirização e precarização avança, há a probabilidade de chegar à esfera Federal, já que o governador é considerado candidato à Presidência para o próximo pleito.
“Temos que organizar os/as trabalhadores para enfrentar a luta, atuar no parlamento, via deputados apoiadores, nas ruas, com mobilizações e atos públicos para informar a população, e convocar nossas categorias”, frisou Milito.
Inúmeros representantes de servidores/as municipais, estaduais e federais fizeram intervenções e expuseram suas preocupações com a ofensiva ao funcionalismo, reforçando que o caminho contra as investidas é a unidade na resistência e luta por manutenção dos direitos conquistados.
Fotos: Lucas Celegatti/Assetj e Fespesp