Carta Aberta à População Usuária dos Serviços do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
- camilinhamarques
- há 21 horas
- 1 min de leitura
Nós, funcionárias e funcionários públicos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, comunicamos aos usuários dos serviços dos Fóruns que, no dia 11/04/2025, paralisaremos as atividades.
Os principais motivos dessa decisão são:
1. O Tribunal nos deve 30,24% em perdas salariais desde 2002. Nosso poder aquisitivo foi reduzido em um terço e muitos de nós estamos endividados.
2. Falta de uma Mesa de Negociação efetiva entre o TJ e os representantes dos servidores. Nossas pautas de reivindicações não são discutidas.
3. A ausência de concursos para suprir a demanda necessária nos judiciários, com mais de 10 mil cargos vagos, prejudica o atendimento à população.
Estamos vivendo um avanço de uma polÃtica de gestão autocrática, que ignora e adia a discussão e solução das nossas demandas. É inaceitável observar a diferença abissal no tratamento entre magistrados e funcionários. A destinação generosa dos recursos do orçamento do TJ para a magistratura contrasta com as perdas inflacionárias de 30,24% que enfrentamos (DIEESE – data-base 2025).
Escreventes, oficiais de justiça, assistentes jurÃdicos/judiciários, assistentes sociais, psicólogos(as), agentes administrativos, agentes de fiscalização e demais prestadores de serviço do Tribunal: embora sejamos essenciais para o funcionamento do TJSP, frequentemente somos vistos como um problema a ser ignorado ou subestimado pela direção do Tribunal. Consideramos essas práticas autocráticas como uma injustiça institucionalizada que precisa ser mudada. Nossa luta é nesse sentido.
Contamos com a compreensão e apoio dos usuários, advogados e todos que dependem do sistema de justiça.
Estamos juntos. A responsabilidade é da direção do Tribunal de Justiça.
São Paulo, 07 de abril de 2025.