top of page

3 DE JUNHO, DIA DO/A ESCREVENTE: Dia de luta por valorização da maior carreira dentro do TJSP

3 de junho, Dia do/a Escrevente. A segunda foi um dia não somente de saudação pela data, mas de luta pelo Nível Superior como reconhecimento e valorização da maior carreira dentro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, carreira essa que vem sendo há tempos esquecida pelas seguidas gestões do TJSP.

 

3 DE JUNHO, DIA DO/A ESCREVENTE, NA COMARCA DE SÃO VICENTE
3 DE JUNHO, DIA DO/A ESCREVENTE, NA COMARCA DE SANTOS

Na Baixada Santista, pela manhã, com apoio da Assojubs, aconteceram atos e mobilizações nas comarcas de Santos, São Vicente, Praia Grande e Peruíbe, espaços essenciais para o fortalecimento da campanha pelo Nível Superior para Escreventes, com esclarecimentos acerca dessa batalha, retomada em 2024 e que precisa ser difundida e ampliada entre a categoria.

 

Ao meio-dia houve ato na Capital, na Praça João Mendes. Representantes das entidades, inclusive da Assojubs, e servidores/as participaram da atividade à entrada do maior fórum cível da América Latina, com distribuição de material explicativo da campanha pelo Nível Superior para Escreventes.


3 DE JUNHO, DIA DO/A ESCREVENTE, NA COMARCA DE PRAIA GRANDE
3 DE JUNHO, DIA DO/A ESCREVENTE, NA COMARCA DE PERUÍBE

Reunião marcada para 11 de junho

O Tribunal de Justiça respondeu, via e-mail, o ofício encaminhado pelas entidades representativas solicitando uma reunião da Comissão sobre o Nível Superior para Escreventes, tratativa marcada para 11 de junho, às 14h30.

 

A importância do/a escrevente no Judiciário

Os/as escreventes desempenham um significativo papel no Judiciário, são eles/as que conhecem o processo, a legislação e ajudam advogados/as, assim como auxiliam juízes/as em despachos. E 95% dos/as escreventes já possuem graduação universitária. 

 

3 DE JUNHO, DIA DO/A ESCREVENTE, NA PRAÇA JOÃO MENDES, CAPITAL

Nível Superior é uma realidade

No TJSP, o nível superior é uma realidade. Os/as oficiais de justiça já usufruem dessa conquista, fruto de uma batalha iniciada em 2013 e que durou dois anos, com a aprovação em 2015 do Projeto de Lei Complementar (PLC) 56/2013 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

 

Na Justiça Federal o nível superior é requisito para ingresso no cargo de técnico/a do Poder Judiciário da União. A implementação também é resultado de muita negociação, pressão e diálogo, assim como a maioria das conquistas dos/as trabalhadores/as.

 

Ato Solene na Assembleia Legislativa

Encerrando o dia, foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), um Ato Solene em homenagem ao Dia do/a Escrevente. Iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL), o evento também repercutiu a luta pelo Nível Superior, a chamada imediata dos/as aprovados/as nos últimos concursos e a reposição salarial devida pelo TJSP.


3 DE JUNHO, DIA DO/A ESCREVENTE, ATO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
3 DE JUNHO, DIA DO/A ESCREVENTE, ATO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

São 28 mil escreventes em atividade e 12 mil aposentados/as. É necessário que a Presidência do TJSP volte seu olhar para o/a servidor/a dessa carreira e fazer o que é preciso: reconhecer a importância do/a escrevente para o andamento da máquina judiciária e valorizar o trabalho que ele desempenha. E o Nível Superior é a consideração que o escrevente tanto aguarda.

 

Em relação à campanha pelo Nível Superior que em 2024 ganhou evidência, Giannazi ressaltou a relevância das moções de apoio das câmaras, pois tem um efeito político de pressão, inclusive no Tribunal de Justiça, e os deputados acompanham a força do movimento.


Galeria de Fotos

Clique na imagem para visualizar (ampliar)!



bottom of page